Após acordo, novo governo italiano toma posse
O novo governo italiano tomou posse nesta quarta-feira (4), colocando um ponto final na crise política que abalou o país nos últimos meses. A equipe foi formada com integrantes dos dois partidos da coalizão governista, o Movimento 5 Estrelas, partido de direta, e o Partido Democrático, de esquerda.
A lista apresentada pelo primeiro-ministro Guiseppe Conte ao presidente Sergio Matarella tem o líder do 5 estrelas, Luigi Di Maio, como responsável pelo ministério das Relações Exteriores. Roberto Gualtieri, presidente da Comissão de Assuntos Econômicos e Monetários do Parlamento Europeu, está a frente da pasta da Economia.
Roma foi abalada nos últimos meses por desavenças entre o Liga, partido da direita nacionalista, e o Movimento 5 Estrelas, os dois partidos que formavam a coalizão governista desde o ano passado. No início do mês de agosto, o líder da Liga, Matteo Salvini, apresentou moção de censura contra Conte, que decidiu renunciar ao cargo.
Com a dissolução do governo e a popularidade crescente de Salvini, a estratégia era antecipar eleições gerais. A sigla receberia 38% dos votos e conseguiria governar a Itália apenas com apoio de pequenos partidos de direita.
Antes de convocar as eleições, o presidente poderia optar por formar uma nova coalizão. Depois de articulações, o Movimento Cinco Estrelas de Conte e o Partido Democrático concordaram em se juntar para governar a Itália.
A nova formação tende a assumir uma posição pró-União Europeia (UE), visto que a lealdade ao bloco foi uma das condições impostas pelo Partido Democrático para formar a coalizão.
*Com informações da repórter Nanny Cox
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.