Brasil ocupa 7ª posição no principal ranking internacional de universidades

  • 12/09/2019 08h04
Reprodução/FacebookA segunda universidade brasileira melhor classificada foi a Unicamp, de Campinas, no interior de São Paulo

O Brasil subiu da 9ª para a 7ª posição entre os países com mais representantes no ranking de melhores universidades da revista britânica Times Higher Education. Com 46 instituições, 11 a mais do que na última edição, o país superou a Itália e a Espanha.

Apesar de subir de posição, a revista alerta para os efeitos negativos que problemas de financiamento educacional e a postura do governo de Jair Bolsonaro quanto ao ensino superior podem ter.

A USP se manteve como a melhor universidade do Brasil e da América Latina. No entanto, ela está fora do ranking das 200 melhores instituições de ensino do mundo.

A segunda universidade brasileira melhor classificada foi a Unicamp, de Campinas, no interior de São Paulo.

Ranking

A líder é a Universidade de Oxford, do Reino Unido, que já ocupava o topo no ano anterior. O ranking da Times Higher Education é um dos mais importantes do ensino superior.

Neste ano, o estudo analisou 1396 instituições em 92 países. Para indicar o desempenho das universidades, foi levado em conta ensino, pesquisa, citações, visão internacional e transferência de conhecimento.

*Com informações da repórter Natacha Mazzaro