Brasileiros vão usar o 13º salário para comprar presentes, diz SPC

  • Por Jovem Pan
  • 27/11/2019 07h55
MARIO ÂNGELO/AE/AEApesar de ser um período de alívio no bolso dos consumidores, Kawauti aconselha a não torrar todo o dinheiro e que gaste com parcimônia

Mais brasileiros estão dispostos a gastar o 13º  com presentes no Natal do que com pagamento de dívidas, segundo uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do SPC Brasil.

O percentual de trabalhadores que pretendem ir às compras subiu de 23% para 32%.

A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, orienta o consumidor inadimplente a priorizar quitação. “Quando a gente um dinheiro extra e tem dívidas em atraso, o dinheiro deve ir para o pagamento dessas dívidas. Tanto pelos juros que correm quanto pelo corte de serviços.”

Outro dado revelado no levantamento é que 52% vão fazer ‘bicos’ para comprar ainda mais, ou adquirir produtos de melhor qualidade. “É uma fase do ano em que a criação de vagas é muito alta. As pessoas ficam mais aptas a trabalhar para fazer frente aos gastos, para comprar presente para os outros.”

Apesar de ser um período de alívio no bolso dos consumidores, Kawauti aconselha a não torrar todo o dinheiro e que gaste com parcimônia, porque no começo do ano há uma série de compromissos, incluindo o pagamento de impostos.

*Com informações do repórter Daniel Lian