Cidade de São Paulo lança sistema online para cadastrar ambulantes

Denominado de ‘Tô Legal’, o programa também funcionará para pedidos de autorização para bicicletas compartilhadas e patinetes, quando forem regulamentados

  • Por Jovem Pan
  • 02/07/2019 09h30
  • BlueSky
Estadão Conteúdo ffasfs Segundo o prefeito Bruno Covas (PSDB), o objetivo do programa é incentivar a legalidade e transparência para atividades comerciais em locais de grande movimento porque a crise no país elevou o número de desempregados.

A prefeitura de São Paulo lançou um sistema online para cadastrar vendedores ambulantes. Denominado de “Tô Legal”, o programa também funcionará para pedidos de autorização para bicicletas compartilhadas e patinetes, quando forem regulamentados. A autorização é temporária e terá validade de até 90 dias.

Segundo o prefeito Bruno Covas (PSDB), o objetivo do programa é incentivar a legalidade e transparência para atividades comerciais em locais de grande movimento porque a crise no país elevou o número de desempregados.

“Não adianta deixarmos todos na ilegalidade. Não adianta taparmos o sol com a peneira. Temos a expectativa de ter na cidade de São Paulo 45 mil a 50 mil comerciantes de rua. Hoje não temos nem 7 mil TPUs expedidos”, disse o prefeito.

Muitos comerciantes precisam atuar em mais de um local, como um pipoqueiro ou quem trabahla com food truck. De acordo com o secretário de Subprefeituras, Alexandre Modonezi, nessa nova metodologia, haverá mobilidade.

“Aqui ele pode até dois locais. Ele fala ‘eu quero trabalhar de manhã em tal local e em tal horário e depois eu quero estar na saída de metro’. Ele pode escolher lugares diferentes para trabalhar”, explicou o secretário. “Acho que é exatamente isso que o sistema dá, ele traz essa mobilidade”, continuou.

O prazo médio para obtenção de uma licença será reduzido de 130 dias para no máximo quatro dias. O comerciante vai emitir a guia para pagamento no próprio sistema. Cerca de 70% das áreas da cidade permitem comércio.

*Com informações do repórter Daniel Lian

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.