Jovem Pan
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Com aumento de 24% nas vendas em 2023, consumo de cerveja sem álcool dispara no Brasil

Consumo de cerveja sem álcool tem aumentado ao redor do mundo

Segundo dados da Euromonitor Internacional, as vendas de cervejas sem álcool ou com baixo teor alcoólico devem ultrapassar o volume de 480 milhões de litros no Brasil em 2023, o que representa um aumento de 24% em relação a 2022. O volume é três vezes maior do que o registrado em 2019. A disparada do produto foi tema da coluna de business de Bruno Meyer no Jornal da Manhã, da Jovem Pan News. O colunista destacou que os dados refletem uma mudança no comportamento dos consumidores: “É uma mudança rápida, a venda das cervejas sem álcool e de baixo teor cresce rapidamente e em pouco tempo (…) Esse aumento da venda de cerveja sem álcool e de baixo teor alcoólico no Brasil está relacionado à mudança de comportamento dos consumidores, especialmente os mais jovens, que passaram a consumir menos bebidas alcoólicas depois da pandemia.” Meyer destaca que a nova fase do setor tem impactado até as maiores empresas do ramo cervejeiro.

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O especialista relacionou a mudança no consumo com a queda recente nas ações da Heineken. De acordo com Meyer, a empresa destacou que o mercado brasileiro segue importante mesmo neste momento de baixa: “As cervejarias, as empresas fabricantes de cerveja, já estão sendo impactadas por esse novo fenômeno. A bola da vez é a holandesa Heineken, gigante da cerveja e segunda maior do Brasil, que teve lucro reduzido. Teve lucro no primeiro semestre da Heineken no mundo, que foi de US$ 1,15 bilhão, mas com queda de 13,3% na comparação com o mesmo período do ano anterior. O mercado financeiro não gostou dessa queda de dois dígitos da Heineken. As ações da empresa na bolsa de Amsterdã fecharam em queda de 7,52% nesta segunda-feira. O mau humor do investidor, além dessa queda na comparação, se deve à redução das projeções para o resto do ano. A companhia estima lucro estável ou menor se comparar às previsões anteriores.”

“Se o mundo aparentemente bebe menos cerveja, ou tem bebido menos cerveja, o Brasil foi um dos mercados destaque para a fabricante de cervejas no segundo trimestre deste ano, especialmente se observar o segmento de cerveja sem álcool (…) É uma mudança de comportamento, é comportamental isso, tanto no Brasil, como no mundo”, explicou. Confira a coluna completa no vídeo abaixo.

*Com informações do colunista de business Bruno Meyer

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