Confiança do consumidor brasileiro sobe em novembro
O Indicador de Confiança do Consumidor voltou a subir em novembro, mas está abaixo do que foi registrado no começo do ano. O dado é medido pela CNDL, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, e pelo SPC Brasil – o Serviço de Proteção ao Crédito.
Na passagem de outubro para o mês seguinte, houve recuperação. O índice passou de 46,6 pontos para 47,2 pontos, em novembro.
Mesmo assim, continua abaixo dos 49 pontos registrados em janeiro.
Para a economista Marcela Kawauti, do SPC Brasil, o cenário mostra pessimismo. “Esse número tem oscilado entre 45 e 50 pontos ao longo de todo o ano de 2019. Isso indica que o valor está levemente pessimista.”
Marcela Kawauti ressalta que, para os próximos meses, as projeções são mais positivas.
Segundo a pesquisa do SPC Brasil, 27% dos consumidores estão otimistas com o futuro da economia e outros 27%, pessimistas. Já 42% dizem que não estão nem pessimistas nem otimistas.
*Com informações do repórter Vitor Brown
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