Cresce interesse por carona na hora de viajar; aplicativos viram aliados

  • Por Jovem Pan
  • 15/07/2019 07h19
LUIS MOURA - ESTADÃO CONTEÚDOSegundo previsão do aplicativo de viagem BlaBlaCar, o número de caronas nestas férias de meio do ano deve aumentar até 100%

A engenheira de produção Anna Valle mora há oito anos na capital paulista e viaja sempre de carona. Ela reveza as idas e vindas para Guaxupé, Minas Gerais, algumas vezes oferecendo carona e outras sendo passageira.

Nos últimos anos, mais pessoas como a Anna têm usado os aplicativos como uma opção mais barata e rápida para viajar. Neste fim de semana, a engenheira de produção foi novamente para a cidade natal e conta que, ao longo destes anos, já fez muitas amizades.

“Eu adoro, hoje inclusive estou indo de carona com a Adriana. Eu gosto muito dessa dinâmica porque, além de eu ter uma companhia, eu conheço muita gente legal, a viagem fica mais divertida, conversa sobre vários assuntos.”

Segundo previsão do aplicativo de viagem BlaBlaCar, o número de caronas nestas férias de meio do ano deve aumentar até 100%. A empresa afirma que, dividindo os custos, as pessoas conseguem economizar até 75% com o transporte.

O diretor-geral do aplicativo no Brasil, Ricardo Leite, destacou que viagens compartilhadas também ajudam o meio ambiente.

“A gente consegue aumentar o uso do carro de 1.9 pessoas por carro para 3.8, fazendo com que mais pessoas viagem em um número menor de veículos e, assim, diminuindo a emissão de gases poluentes na atmosfera.”

Ricardo Leite afirma que, em geral, as viagens compartilhadas intermunicipais acontecem mais nos fins de semana para visitar familiares e amigos.

*Com informações do repórter Afonso Marangoni