Debates sobre a Previdência entram na reta final no Senado

  • Por Jovem Pan
  • 10/09/2019 06h39 - Atualizado em 10/09/2019 10h09
Renato Cortez/Estadão ConteúdoO presidente do Senado, Davi Alcolumbre, desistiu de votar a PEC essa semana após reluta da oposição

Nesta terça-feira (10), o plenário promove uma Comissão Geral, sessão aberta a todos os parlamentares da Casa, para discutir os últimos pontos da reforma da Previdência. A audiência deve contar com o secretário de Previdência Social e Trabalho, Rogério Marinho, representando o Governo.

Havia a possibilidade da presença do ministro da Economia, Paulo Guedes, mas ainda não há previsão para que ele compareça. Os senadores também vão ouvir economistas favoráveis e contrários à reforma da Previdência.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, desistiu de votar a PEC essa semana. “Como não há consenso em relação a gente tentar antecipar esse calendário, eu vou seguir o que está comprometido que é o acordo com os senadores, [de votar] na outra semana, para cumprir as cinco sessões”, disse após o que chamou de “visita de cortesia” a Mourão na segunda-feira (9). Alguns líderes, principalmente na oposição, ainda relutavam a antecipar os trabalhos.

O tema tem sido debatido diariamente pelos senadores no plenário. Nesta segunda (9), o senador Marcos Rogério (DEM), chamou atenção para os gastos excessivos do Estado com a Previdência Social.

Por outro lado, o senador Paulo Paim (PT), acredita que é preciso focar não só no corte das despesas previdenciárias. “Pelo lado da receita, com revisão, por exemplo, de desonerações, desvinculações e que se faça o bom combate à sonegação. E também discutir novas fontes de financiamento da seguridade e da própria Previdência.”

Já a PEC paralela, que inclui os servidores estaduais e municipais nas novas regras previdenciárias, deve passar por um processo um pouco mais longo de discussões. Nos bastidores, Alcolumbre também articula para tentar encurtar a tramitação e votar pelo menos em primeiro turno nas próximas semanas.

*Com informações do repórter Levy Guimarães