Empresa oferece cursos e serviços de construção civil só para mulheres

Mana Manutenções surgiu após mulher ser assediada enquanto recebia manutenção de gás dentro de casa

  • Por Jovem Pan
  • 17/02/2021 06h54
PixabayEmpresa também oferece cursos em duas frentes: mulheres que queiram aprender mais sobre manutenção e capacitação profissional

Tranquilidade, segurança e apoio ao trabalho de outras mulheres. Essas são algumas das características que levaram a ilustradora Maria Lucia Rigon a escolher um serviço de manutenção feito exclusivamente por mulheres e para mulheres para fazer uma obra dentro de casa. “Eu fico bem mais tranquila porque tenho certeza que já exclui qualquer possibilidade de algum tipo de assédio acontecer, que é o que seria mais grave. E também torna o serviço mais acessível com essa proximidade. A gente deixa de tirar dúvidas, entender o que está acontecendo na própria casa.”

Maria Lucia é cliente da Mana Manutenção, que nasceu em 2015 com apenas duas sócias. A empresa foi criada após uma mulher ter sido assediada enquanto recebia um serviço de manutenção de gás dentro de casa. Foi aí que a marca surgiu para trazer mais segurança. Atualmente, são oito mulheres prestando serviços como manutenção elétrica e hidráulica, pintura, montagem e instalação de móveis para outras mulheres. Katherine Pavloski, uma das responsáveis pela marca, conta que a empresa já fez mais de 10 mil atendimentos.

“Oferecemos além de serviços de manutenção, também pequenas reformas. Temos pedreira, eletricista, pintora, azulejista. Cada área a gente está conseguindo uma mulher. A Mana veio para incentivar as mulheres a trabalharem em qualquer área porque lugar de mulher é onde ela quiser. E desmistificar que construção civil é só para os homens.” A empresa também oferece cursos em duas frentes: a primeira, voltada para mulheres que queiram aprender mais sobre manutenção; e a segunda, de capacitação profissional. Em uma área ou outra, o objetivo é dar a essas clientes maior independência.

*Com informações da repórter Beatriz Manfredini