Ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa grava vídeo declarando apoio a Lula nas eleições de 2022

Ministro foi relator do processo do Mensalão, que condenou importantes políticos e ministros do PT que estavam envolvidos em um esquema de compra de apoio no Congresso Nacional durante o primeiro governo do partido

  • Por Jovem Pan
  • 27/09/2022 09h13 - Atualizado em 27/09/2022 15h13
  • BlueSky
Nelson Jr./SCO/STF Joaquim_Barbosa Joaquim Barbosa foi o relator do Mensalão no STF

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa gravou um vídeo declarando apoio à eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência do Brasil no próximo domingo, 2. O material foi gravado em Paris, capital da França, onde Barbosa está passando férias, e encaminhado no último domingo, 25, ao vice de Lula, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB). Além de declarar voto no ex-presidente, o ex-ministro fez críticas ao atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Os vídeos foram editados e divulgados pela equipe de marketing da campanha de Lula, que reuniu o conteúdo em uma só peça com a intenção de divulgar o material como parte de uma estratégia ofensiva da campanha por mais votos. “Em 2018, eu alertei os brasileiros de que Jair Bolsonaro seria uma péssima escolha para a Presidência da República. Bolsonaro não é um homem sério, não serve para governar um país como o nosso, nas está à altura, não tem dignidade para ocupar um cargo dessa relevância”, disse o ex-ministro no vídeo.

Barbosa presidiu o STF e relatou o processo do Mensalão, que condenou importantes políticos e ministros do Partido dos Trabalhadores que estavam envolvidos em um esquema de compra de apoio no Congresso Nacional durante o primeiro governo Lula. Em 2018, Barbosa chegou a ensaiar uma candidatura à Presidência pelo PSB, mas não avançou. No segundo turno, naquela ocasião, ele declarou o voto em Fernando Haddad (PT).

*Com informações da repórter Iasmin Costa

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.