Exemplo de descaso, overbooking vira rotina entre companhias aéreas e causa prejuízos a passageiros

Prática abusiva de vender passagens sem garantir assento no voo é cada vez mais frequente no Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 05/09/2022 11h32
Reprodução/Linkedin/Jerome Cadier Aeroporto de Guarulhos Prática de vender passagens aéreas mesmo sem garantir espaço no voo causa transtorno para os passageiros nos aeroportos

Um dos maiores descasos das empresas aéreas com os passageiros é o chamado overbooking. A prática abusiva de vender passagens sem garantir assento no voo é cada vez mais frequente no Brasil. Para especialistas, a última saída neste caso é recorrer à Justiça. O advogado Lucas Braga explicou à reportagem da Jovem Pan News que o overbooking ocorre quando há uma grande demanda por passagens nos sites das empresas, mesmo que a oferta não seja garantida. Ou seja, o cliente compra a passagem mesmo que ainda não tenha o voo disponível. Muitas companhias alegam que não é possível, por meio das compras online, definir o número de assentos e quando o excesso ocorre o passageiro é realocado para um novo voo, o que nem sempre acontece. Braga avalia que em muitos casos as empresas agem com consciência de que o consumidor terá problemas: “A gente não consegue verificar se a vaga está, ou não, disponível. Eu acho que aí é que gera toda essa discussão. As companhias se aproveitam disso e já contando e com a ciência, através dos mecanismos de tecnologia, de que está praticando overbooking. Isso, se detectado e confirmado, é ilícito diante aos prejuízos que causa ao consumidor final”. O advogado ressalta que a Justiça tem levado em consideração tanto os danos materiais, como gastos com transporte, deslocamento, hospedagem, gasolina e alimentação, quanto os danos morais sofridos pelos consumidores.

*Com informações da repórter Camila Yunes

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