Jovem Pan
Publicidade

Fim de ano deve ter disparada de vagas temporárias de trabalho

Vendas no dia dos pais devem cair em 2016. shopping Center Norte poucos dias antes do Natal. Brasil, São Paulo, SP.20/12/2014. Movimentação de populares no -

O mercado de trabalho deve aquecer no último trimestre de 2021. A expectativa é que, com as datas comemorativas do período, Dia das Crianças, Natal, Black Friday e Ano Novo, as vagas temporárias cresçam 20%, o que representa mais 560 mil postos desse tipo em todo o Brasil. O diretor da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM), Evandro Freitas de Souza, explica como conquistar uma dessas vagas: “A primeira coisa que é preciso fazer é acompanhar as redes sociais, para encontrar as oportunidades. De modo geral, o comércio, a indústria e a área de serviços são as grandes contratantes desse formato temporário de trabalho. Dessas 560 mil vagas que devem surgir, 60% serão da indústria, 25% na área de serviços e 15% no comércio. É necessário procurar as agências de emprego e se cadastrar às vagas”, afirma.

Publicidade
Publicidade

Sobre as possibilidades de um funcionário ser efetivado numa vaga temporária após o período do final do ano, Freitas de Souza, diz que é importante encarar a oportunidade com paixão, como quem pode ser efetivado. “Os números indicam, tradicionalmente, que 22% a 25% dos funcionários temporários são efetivados. Nós temos até uma expectativa maior para este ano, já que houve muito desemprego durante a pandemia. As empresas estão se recuperando e nós enxergamos uma possibilidade de aumentar esse número. O segredo para o trabalhador é entrar no trabalho dando o máximo de si, não enxergar como um trabalho transitório, mas sim uma oportunidade de ser efetivado. Aí a chance aumenta”, diz o diretor da ASSERTTEM.

*Com informações da repórter Beatriz Manfredini.

Publicidade
Publicidade