França lança concurso internacional para reconstrução da ‘flecha’ de Notre-Dame
O presidente da Franç também definiu a criação de uma plataforma única para o recebimento das doações
A França anunciou o lançamento de um concurso internacional para a reconstrução da “flecha”, a torre mais alta da Catedral de Notre-Dame que ruiu durante incêndio na última segunda-feira.
A expectativa é definir se a estrutura será refeita da forma como foi concebida pelo arquiteto Viollet-le-Duc ou se uma nova construção será promovida. Outro impasse é a falta de artesãos qualificados no país europeu para a restauração da catedral.
O representante do governo francês para o Patrimônio, Stéphane Bern, explicou que os ministérios do Trabalho e da Educação vão atuar para preparar os profissionais. Segundo ele, o “know-how” dos artesãos franceses não foi passado de geração em geração, e, por isso, o objetivo é que cursos de treinamento sejam disponibilizados.
Também nesta quarta-feira (17), o presidente da França, Emmanuel Macron, definiu a criação de uma plataforma única para o recebimento das doações.
A Disney e a Apple se juntaram a empresas de todo o mundo e anunciaram ajuda financeira para a reconstrução de Notre-Dame.
De acordo com o governo francês, o objetivo da centralização dos repasses é evitar que franceses e estrangeiros sejam enganados na tentativa de fazer uma boa ação.
*Informações do repórter Matheus Meirelles
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.