Gestão Crivella testa sensores para alertar sobre alagamentos na cidade

  • Por Jovem Pan
  • 28/02/2020 07h10 - Atualizado em 28/02/2020 08h14
ELDIO SUZANO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDOA iniciativa visa contribuir para ações preventivas ou emergenciais de técnicos e agentes da Prefeitura do Rio de Janeiro

A prefeitura do Rio de Janeiro passou a adotar uma nova técnica, ainda de forma experimental, para medir o nível de alagamentos nas ruas e avenidas da capital carioca. A iniciativa visa contribuir para ações preventivas ou emergenciais de técnicos e agentes do Executivo.

De acordo com informações da Prefeitura, o equipamento usado trata-se de um sensor, conhecido como Noah Flood, instalado na superfície de ruas e vias da cidade para identificar possíveis pontos de alagamento. A cada 2 minutos, os sensores emitem informações para o Centro de Operações Rio (COR) sobre o nível d’ água, que pode estar subindo em determinada localidade ou região do Rio de Janeiro.

Por enquanto, são poucos os sensores instalados em ruas e avenidas da cidade. Com o teste sendo bem sucedido, a proposta da Prefeitura é espalhar os sensores pela cidade, principalmente nos locais críticos de tradicionais alagamentos a cidade. O objetivo é ter cerca de 1.200 sensores instalados.

*Com informações do repórter Rodrigo Viga.