Governo deve apresentar ‘Plano Mansueto’ de ajuda aos Estados nesta semana

O compromisso foi assumido na semana passada

  • Por Jovem Pan
  • 14/05/2019 07h16 - Atualizado em 14/05/2019 10h11
Pixabay O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, disse que a União tem hoje R$ 13 bilhões para oferecer como garantia

O Governo deverá apresentar nesta semana o tão esperado pacote de ajuda aos Estados, conhecido como Plano Mansueto. O compromisso foi assumido na semana passada durante encontro com os governadores.

O porta-voz da Presidência, Rêgo Barros, explicou que o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, disse que a União tem hoje R$ 13 bilhões para oferecer como garantia.

O governador do Piauí, Wellington Dias, explicou que o plano Mansueto deverá ser apresentado aos secretários de Fazenda provavelmente nesta quarta-feira (15) e vai possibilitar que os Estados garantam novos empréstimos.

A área econômica analisa também outras cinco medidas apresentadas pelos governadores na semana passada em Brasília.

Nesta segunda-feira (13), o presidente Jair Bolsonaro teve encontro no Palácio do Planalto com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Um dos principais temas do encontro foi a promessa do presidente de reajustar a tabela do imposto de renda no ano que vem com base na inflação agora de 2019.

Segundo o porta-voz, a área econômica ficou de analisar a questão. A avaliação dos técnicos, no entanto, é de que não haveria espaço fiscal para reajustar a tabela, ainda mais nesse momento complicado da economia.

O secretário especial de Previdência, Rogério Marinho, explicou antecipou também que o Governo trabalha num conjunto de medidas que tem como objetivo desburocratizar as normas que tratam da saúde e segurança do trabalhador.

Ao todo, segundo o secretário, são 37 normas regulamentadoras que tratam da saúde e segurança do trabalhador. As normas afetam a todos e têm impacto também, de acordo com o secretário, na produtividade das empresas.

*Informações da repórter Luciana Verdolin