Governo divulga resultados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de SP

  • Por Jovem Pan
  • 20/12/2018 07h25 - Atualizado em 20/12/2018 09h30
Marcos Santos/USP Imagens Marcos Santos/USP Imagens A prova é aplicada para alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio e aborda questões de Língua Portuguesa e Matemática

O Governo do Estado de São Paulo divulgou nessa quarta-feira (19) os resultados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado, o SARESP, de 2018. A avaliação tem finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, abrangendo alunos do ensino fundamental e médio.

O relatório deste ano aponta uma melhora no desempenho geral dos estudantes, com exceção de uma certa estagnação na média da terceira série do ensino médio e uma retração em uma das disciplinas do nono ano.

A prova é aplicada para alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio e aborda questões de Língua Portuguesa e Matemática.

Na disciplina de Língua Portuguesa, houve um aumento de 2,7 pontos na média de alunos do quinto ano do ensino fundamental. Entre os alunos do sétimo ano, o aumento foi de 0,2 ponto. Já no nono ano, a média dos estudantes cresceu 7,1 pontos. E na terceira série do ensino médio, o acréscimo foi de 4,3 pontos.

Já na disciplina de Matemática, o aumento na média dos alunos do quinto ano foi de 3,6 pontos. Entre os estudantes do sétimo ano o aumento foi de 3,1 pontos. O desempenho do nono ano nessa disciplina foi a única situação em que se teve queda na média, de 1,1 ponto. Na terceira série do ensino médio, o crescimento na média das notas foi de 0,3 ponto.

Para o secretário de educação do Estado de São Paulo, João Cury, a retração na média do nono ano na disciplina de matemática, representa parte de um problema de evasão escolar enfrentado com alunos nesta fase.

Ele ainda afirmou que a solução está na aplicação de novos programas de foco e aprendizagem, mas não especificou como seriam.

Neste ano, as provas foram aplicadas para 90% dos alunos das séries participantes do sistema de avaliação.

*Informações da repórter Victoria Abel

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.