Nova fase da campanha de vacinação contra o sarampo começa nesta segunda

  • Por Jovem Pan
  • 18/11/2019 06h17
GESPAté o momento, 14 mortes pela doença foram registradas em São Paulo

Começa, nesta segunda-feira (18), em todo o estado de São Paulo, a segunda fase da campanha de imunização contra o sarampo. Até o dia 30 de novembro, jovens de 20 a 29 anos podem comparecer aos postos de saúde – de preferência, com a carteirinha de vacinação.

A secretaria de Saúde continua vacinando crianças entre 6 e 12 meses. De acordo com a pasta, os bebês são mais vulneráveis a casos graves e óbitos, e já apresentaram mais de 15% do total de notificações no Estado.

A vacina não é recomendada para crianças com menos de 6 meses. Nesses casos, a secretaria recomenda que os pais evitem a exposição ao vírus e mantenham a higienização adequada.

O profissional que for administrar a dose deve fazer testes para verificar se a criança tem alergia a alguma substância. Além do sarampo, a vacina protege contra rubéola e caxumba.

Na primeira etapa, foram imunizadas cerca de 400 mil pessoas crianças. A secretaria de Saúde reforça que a vacina é a melhor forma de prevenção contra as doenças.

De acordo com o último boletim epidemiológico, o Estado de São Paulo registrou mais de 10 mil casos de sarampo desde o início deste ano, com 14 mortes confirmadas.

*Com informações da repórter Nanny Cox