Número de imigrantes autorizados a trabalhar no Brasil cai pelo 6º ano seguido

  • Por Jovem Pan
  • 22/11/2018 06h49
Fotos PúblicasO ministro do Trabalho, Caio Vieira de Mello, disse que os trabalhadores de outros países trazem resultados positivos para a economia brasileira

O número de imigrantes autorizados a trabalhar no Brasil caiu pelo sexto ano seguido somando 26 mil em 2017. Isso representa uma queda de 14,5% na comparação com o ano anterior, de acordo com o Ministério do Trabalho.

Em 2016, 30 mil pessoas foram autorizadas. Se compararmos 2017 com 2011, foram concedidas no ano passado menos da metade das autorizações de trabalho, o que pode ser entendido como uma consequência das dificuldades econômicas atravessadas pelo país nos últimos anos.

O ministro do Trabalho, Caio Vieira de Mello, disse que os trabalhadores de outros países trazem resultados positivos para a economia brasileira.

Em 2017, o país com o maior número de autorizações concedidas foi os Estados Unidos, com cerca de 20% do total. O segundo foram os filipinos, com cerca de duas mil pessoas, que estão geralmente concentradas no trabalho com embarcações.

Outro destaque do ano passado foi o crescimento no número de autorizações para os chineses. Se em 2016 eles estavam na nona posição, em 2017 passaram para quarto lugar, com um crescimento de 38%.

*Informações do repórter Victor Moraes