Parada LGBT terá mais de 19 trios elétricos e deve reunir mais de 3 milhões de pessoas

  • Por Jovem Pan
  • 21/06/2019 06h41 - Atualizado em 21/06/2019 11h04
KEVIN DAVID/A7 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Mateus Carrilho, Luisa Sonza, Lexa e a ex-Spice Girl Mel C serão alguns dos cantores que vão movimentar o evento neste domingo

A 23ª edição da Parada do Orgulho LGBT ocorre neste domingo (23) em São Paulo. Considerada a maior marcha pela diversidade do mundo, a Parada levará à avenida Paulista mais de 19 trios elétricos.

O tema de 2019 é “50 Anos de Stonewall”, uma homenagem aos diversos protestos que ocorreram após a invasão a um bar dos Estados Unidos em 1969, um marco para o ativismo da comunidade gay.

Nesta quinta-feira (20), São Paulo sediou a 3ª Assembleia da Rede Latino-Americana de Cidades Arco Íris, a RLCA. Secretária da rede, a mexicana Adriana Aguillera afirma que a marcha é importante para visibilidade e combate ao preconceito.

“O Brasil está em primeiro no ranking de crimes de ódio e o México está em segundo. Então acredito que todas as cidades do grupo estão aqui para celebrar a Parada, que será muito importante para também estabelecer uma mensagem que será clara: sem retrocessos, sem voltar atrás e sem regredir”.

A expectativa para a parada é grande. Estima-se que mais de 3 milhões de pessoas vão passar pela avenida Paulista neste domingo. A Prefeitura estima que a Parada vai movimentar pouco mais de 288 milhões de reais.

O coordenador de políticas LGBTI da secretaria municipal de Direitos Humanos, Ricardo Dias, afirma que a gestão de Bruno Covas investiu quase 2 milhões de reais em infraestrutura para o evento:

“Vamos ter cinco trios da Secretaria. Foi um trabalho árduo que fizemos em parceria com a associação da Parada e que foi um investimento grande da Prefeitura de São Paulo para que possamos fornecer um evento que aconteça da melhor forma possível”.

Entre as atrações, estão artistas como as drag queens Aretuza Love e Gloria Groove. Além dos cantores Mateus Carrilho, Luisa Sonza, Lexa e a ex-Spice Girl Mel C.

A concentração ocorrerá no vão-livre do MASP, com a saída dos trios previstas para o meio dia. O trajeto passa pela rua da Consolação e pela praça Roosevelt, onde ocorre, às 18h30, um show de encerramento.

O metrô vai funcionar normalmente. A Avenida Paulista estará bloqueada para carros a partir das 8 horas no domingo. A rua da Consolação também ficará bloqueada para carros entre meio dia e 21 horas.

*Com informações da repórter Marcella Lourenzetto

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.