PIB do Reino Unido despenca 9,9% em 2020 e tem pior recessão desde 1709
Queda só não foi maior porque o mês de dezembro teve atividade intensa por conta do Natal
Nenhuma guerra, instabilidade política ou outra crise qualquer foi capaz de causar impacto tão negativo na economia britânica quanto o coronavírus. O Escritório Nacional de Estatísticas, equivalente local ao IBGE, divulgou nesta sexta-feira, 12, os dados do PIB do Reino Unido em 2020. A economia do país encolheu 9,9% no ano passado — o pior resultado desde 1709, quando o país enfrentou um dos piores invernos da história. A queda só não foi maior porque o mês de dezembro teve atividade intensa por conta do Natal, o que evitou uma segunda recessão.
Mas os efeitos do lockdown prolongado são inegáveis: o Reino Unido passa por sua segunda quarentena e ainda não sabe quando ela vai terminar. A expectativa é de que o lockdown continue por aqui pelo menos até abril, para evitar que uma nova onda de contaminações ocorra. O equilíbrio entre atividade econômica e saúde pública é bastante difícil de ser alcançado nas condições atuais. Lembrando que ainda existem os efeitos do Brexit, que ficaram escondidos por uma crise maior, mas também contribuem para o momento ruim. E os britânicos, que têm um dos países mais afetados pelo Covid-19, também têm a economia desenvolvida que mais está sangrando.
Os próximos resultados do PIB local devem continuar negativos por conta do fechamento da sociedade desde dezembro, mas a boa notícia é que a campanha de vacinação segue a todo vapor com um quarto da população adulta já imunizada. O número de casos positivos diários da doença pelo país caíram quase 30% nesta semana. As mortes foram reduzidas em 25% no mesmo período e as internações também sofreram queda de mais de 20%. A curva do coronavírus está para baixo agora — e os sacrifícios do campo econômico devem continuar por mais algumas semanas para tentar controlar a situação.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.