PP aumenta pressão para que André Fufuca deixe governo Lula

Sob risco de expulsão, Partido Progressistas e o União Brasil estabeleceram que filiados com cargos no Poder Executivo se desliguem de suas funções até 5 de outubro

  • Por Jovem Pan
  • 30/09/2025 13h50
  • BlueSky
Elaine Menke/Câmara dos Deputados André Fufuca na Câmara dos Deputados O atual Ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA)

O Partido Progressistas (PP) intensificou a pressão para que o Ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA), deixe o Governo Lula, com expectativas nos bastidores de que a saída ocorra até o próximo domingo. A pressão se deve ao prazo estabelecido pela federação União Progressista para que seus ministros se desligassem do governo.

A saída de Fufuca é esperada após o Ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil-PA), já ter entregado sua carta de demissão. Ambos fazem parte da mesma federação, que busca se posicionar de maneira mais independente para as eleições de 2026.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Apesar da pressão de líderes como Ciro Nogueira e do presidente do União Brasil, Antônio Rueda, Fufuca não confirmou a saída. O ministro, que é deputado licenciado pelo Maranhão, confirmou que será candidato ao Senado pelo estado no próximo ano e desejava permanecer no governo para obter apoio político do Planalto. A possível saída do PP e do União Brasil, ainda que de forma dividida regionalmente, é vista por analistas como um risco que pode fragilizar a base de apoio do Presidente Lula no Congresso.

*Com informações de Rany Veloso

*Reportagem produzida com auxílio de IA

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.