Prazo para entrega de declaração do IR termina nesta terça (30)

Segundo a Receita Federal, o sistema será fechado pontualmente às 23h59 desta terça

  • Por Jovem Pan
  • 29/04/2019 05h40
Marcello Casal Jr./Agência BrasilA recomendação dos especialistas é para que o contribuinte envie o relatório, mesmo que estejam faltando informações, e depois, se preciso, faça a retificação

Termina nesta terça-feira (30) o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda. Segundo a Receita Federal, o sistema será fechado pontualmente às 23h59 de amanhã.

A recomendação dos especialistas é para que o contribuinte envie o relatório, mesmo que estejam faltando informações, e depois, se preciso, faça a retificação.

Em entrevista à Jovem Pan, a advogada especialista em Direito Tributário, Natália Fujiwara, explicou que não há nenhuma multa para quem precisa refazer a declaração: “se ele entregar a declaração em atraso vai ter um custo, mas se entregar dentro do prazo e depois fizer a retificação, ele não vai ter custo algum”.

Segundo a advogada Natália Fujiwara, os erros mais comuns de quem deixa a declaração para a reta final costumam estar ligados às deduções.

O consultor tributário Richard Domingos acrescentou que muita gente também esquece de lançar os rendimentos dos dependentes: “Muitas vezes, na correira, você acaba esquecendo de colher esses informes e acaba omitindo essa informação para a Receita Federal, fazendo com que a declaração fique retida na malha fina”.

Segundo o consultor Richard Domingos, a omissão de rendimentos é responsável por cerca de 60% dos casos de retenção das declarações do Imposto de Renda.

A expectativa da Receita Federal é que 30,5 milhões de contribuintes enviem os dados até amanhã à noite.

*Informações do repórter Vitor Brown