República Democrática do Congo tem novo caso de ebola na fronteira
Autoridades registraram, nesta terça-feira (30), uma nova ocorrência do ebola na República Democrática do Congo. Este é o segundo caso da doença na cidade de Goma, a segunda maior do país africano.
O novo paciente veio de uma comunidade rural e não tem relação com a primeira ocorrência, que aconteceu no início de julho. Na data, a morte de um homem diagnosticado com o vírus causou temor de que o ebola pudesse se espalhar rapidamente pela cidade.
Desta vez, o mais recente caso aumenta o preocupação de que a doença possa atingir países vizinhos. Ruanda e Sudão do Sul entraram em estado de alerta.
Os esforços para conter o ebola têm sido prejudicados pela violência das milícias e pela desconfiança da população às vacinas. O último surto da doença, que possui um vírus é altamente contagioso, com taxa de mortalidade de cerca de 50%, matou mais de 1.700 pessoas no país.
O contágio acontece por meio do contato próximo com pessoas ou animais infectados. As autoridades de saúde apostam agora em uma nova estratégia de vacinação para tentar conter o avanço do vírus.
*Com informações da repórter Larissa Coelho
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.