Resfriado, gripe e coronavírus: Aprenda a diferenciar os sintomas

  • Por Jovem Pan
  • 23/03/2020 07h10 - Atualizado em 23/03/2020 08h19
WILLIAN MOREIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDOO professor de doenças infecciosas da UFRJ Edmilson Migowski disse também que as doenças podem se manifestar simultaneamente

Pessoas infectadas com o novo coronavírus, gripe, resfriado ou alergias podem apresentar sintomas muito parecidos — então é preciso ficar atento com a evolução de cada um deles.

Como a maioria dos sintomas é comum a essas condições, a duração e a intensidade vão ser determinantes pra saber o que você tem. É o que explica o professor de doenças infecciosas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Edmilson Migowski.

“Em pessoas jovens, tem se manifestado como um resfriado com dor de garganta. Em mais velhos, como uma gripe mais forte. O problema principal é o comprometimento pulmonar, que pode levar a uma pneumonia e até a morte. O quadro de uma alergia é basicamente só nariz entupido, sem febre.”

O professor de doenças infecciosas da UFRJ Edmilson Migowski disse também que as doenças podem se manifestar simultaneamente, já que o paciente alérgico tem um produção grande de proteínas de adesão — que facilitam a entrada de vírus nas células.

*Com informações do repórter Victor Moraes