Rio de Janeiro registra um tiroteio por hora em 2019

  • 28/08/2019 08h25 - Atualizado em 28/08/2019 11h00
JOSE LUCENA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO De janeiro a julho de 2019 foram contabilizados aproximadamente 4900 confrontos somente na região metropolitana

De janeiro a julho de 2019 foram registrados um tiroteio a cada uma hora no Rio de Janeiro. A estatística foi levantado pelo aplicativo Fogo Cruzado e mostra que, no período, foram contabilizados aproximadamente 4900 confrontos somente na região metropolitana.

Esse número representa cerca de 23 tiroteios por dia, quase um por hora. A maior incidência de casos aconteceu na Zona Norte e Oeste, em áreas carentes ou periféricas.

A política de segurança do governador Wilson Witzel tem sido mais firme e dura contra traficantes e milicianos que, em primeiro momento, tem adotado estratégia do confronto e enfrentamento. Há, inclusive, um aumento significativo de mortes em operações da polícia em 2019.

Nos sete primeiros meses do ano foi apresentado um crescimento de mais de 20% em relação ao igual período do ano passado. A perspectiva é de que esses números continuem aumentando. Porém, alguns especialistas acreditam que os bandidos, ao se darem conta da estratégia de Witzel, tendem a mudar de atuação e resistir menos.

Os casos de bala perdida por conta desses confrontos também cresceram, de acordo com o aplicativo. Em 2019, já são mais de 120 ocorrências em todo o Estado. Desse número, mais de 30 pessoas morreram.

*Com informações do repórter Rodrigo Viga

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.