Sabesp assume tratamento de esgoto em Guarulhos

  • Por Jovem Pan
  • 23/09/2019 08h39
Agência BrasilCom mais de um 1,3 milhão de habitantes, Guarulhos trata apenas 12% do esgoto

O governador de São Paulo, João Doria, autoriza nesta segunda-feira (24) a formalização de contrato da Sabesp com a prefeitura de Guarulhos. A Companhia vai assumir o saneamento na maior cidade da região metropolitana.

Com mais de um 1,3 milhão de habitantes, Guarulhos trata apenas 12% do esgoto. A situação acaba contribuindo para a poluição dos recursos hídricos de todo o Estado.

Na última semana, o presidente da Sabesp, Benedito Braga, declarou que grande parte da mancha de poluição do rio Tietê, que aumentou neste ano, é ocasionada pelo esgoto de cidades como Guarulhos. “Nós estamos observando um aumento do consumo de água. Essa produção vai implicar em um volume maior de esgoto que será lançado no rio. Nesses municípios, nós, Sabesp, ainda não temos estações de tratamento.”

A Sabesp já havia assumido o fornecimento de água em Guarulhos no ano passado. A assinatura do contrato para tratar o esgoto ocorre nesta segunda-feira, no Palácio dos Bandeirantes.

João Doria também vai firmar compromissos com municípios por meio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos e deve anunciar ainda a criação de um comitê para apoio à Gestão Ambiental do Estado.

*Com informações da repórter Marcella Lourenzetto