Trabalho em casa exige atenção para evitar lesões na coluna
Com a evolução da pandemia do novo coronavírus no país, muitos brasileiros estão tendo que se adaptar a uma nova rotina: a de trabalhar de dentro de casa.
Entre as dificuldades que os funcionários podem encontrar nesse período, especialistas alertam para um fato que passa quase desapercebido. Fazer home office requer cuidados para não prejudicar a saúde física.
A estudante de psicologia Giovanna Bortoli, que está de quarentena voluntária desde a última quarta-feira, ainda não encontrou um lugar fixo na casa para trabalhar. “Eu tenho trabalhado de lugares variados, às vezes a gente sente um incômodo na coluna.”
Segundo o ortopedista da Associação Paulista de Medicina, Alexandre Fogaça, o ideal é encontrar um lugar fixo em casa para trabalhar e manter uma rotina.
“Estar sempre bem sentado, em uma cadeira com encosto, apoiar bem a coluna, quadril dobrado, joelho dobrado e os pés no chão. Adaptar a mesa, na medida do possível, para que a tela do computador fique na altura dos olhos e o teclado e o mouse fiquem da altura do cotovelo dobrado.”
Para quem não tem escritório em casa, no entanto, o médico Eduardo Rauen ressalta que é possível improvisar. “Procure uma área bem arejada, luz para não cansar a visão, mesa e procure uma cadeira que tenha encosto.”
De acordo com os especialistas, é recomendável que as pessoas levantem a cada uma hora de trabalho dentro de casa e, se possível, façam pequenos exercícios e alongamento.
Para os momentos de pausa no home office, o ideal é fazer flexões com a cabeça, esticar o pescoço e fazer movimentos para a esquerda e para a direita.
Já nos membros inferiores, recomenda-se levantar, tentar encostar as mãos nos pés e, depois, deitado no chão, flexionar os joelhos até o peito.
*Com informações da repórter Beatriz Manfredini
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.