Trump celebra decisão do Brasil sobre etanol

  • Por Jovem Pan
  • 03/09/2019 07h19
LUCAS LACAZ RUIZ/ESTADÃO CONTEÚDONesta segunda-feira (2), o governo brasileiro elevou a cota de compra do etanol norte-americano sem tarifas de 600 milhões de litros para 750 milhões

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comemorou o aumento da cota de importação de etanol para o Brasil sem tarifas. No Twitter, o republicano disse que apesar de contra intuitiva, a medida é resultado das negociações entre o Brasil e os Estados Unidos por um acordo comercial.

Trump completou com o anúncio do E-15, o aumento da porcentagem de etanol na composição da gasolina e mencionou uma nova iniciativa a ser aprovada nas próximas semanas que deve beneficiar as pequenas refinarias.

Nesta segunda-feira (2), o governo brasileiro elevou a cota de compra do etanol norte-americano sem tarifas de 600 milhões de litros para 750 milhões. As importações ficam limitadas a 187 milhões e 500 mil litros por trimestre e a medida vale pelos próximos 12 meses.

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar comemorou o anúncio e disse que foi possível conciliar a liberdade econômica e a garantia de competitividade brasileira na produção sucroenergética.

Segundo a Unica, o resultado demonstra firmeza do Brasil ao estabelecer condições para um comércio bilateral, com abertura do mercado americano de açúcar e o aumento da porcentagem de etanol na gasolina nos Estados Unidos.

*Com informações da repórter Nanny Cox