Trump entrevista juízes para cargo na Suprema Corte e fala sobre fronteira com novo presidente mexicano
Donald Trump deve anunciar o nome do novo juiz que vai integrar a Suprema Corte dos Estados Unidos na próxima segunda-feira (09). O presidente norte-americano anunciou que teve conversas muito boas com quatro candidatos para ocupar a vaga do magistrado Anthony Kennedy, que está se aposentando do Tribunal.
Durante um encontro com Mark Rutte, o primeiro-ministro dos Países Baixos, Trump anunciou que pretende ainda conversar com mais dois ou três magistrados e ressaltou que, com certeza, a pessoa escolhida será excelente.
Trump teve uma manhã muito interessante, como ele mesmo disse. Além de conversar com os juízes, ele também telefonou para o novo presidente eleito no México, Andrés Manuel López Obrador.
Em meio a tensões envolvendo imigrantes ilegais na fronteira entre os dois países, Trump disse que espera um bom relacionamento com o novo líder mexicano: “falamos de segurança de fronteira, de comércio, falamos de Nafta, falamos de um acordo separado apenas entre México e Estados Unidos. Uma boa conversa. Eu acho que o relacionamento será bom. Vamos ver o que acontece, mas eu realmente acho que será bom”.
López Obrador declarou, no Twitter, que durante a ligação propôs explorar um acordo integral de projetos de desenvolvimento que gerem empregos no México e, com isso, reduzam a migração e melhorem a segurança.
Antes do contato com Trump, Obrador já havia dito que buscaria uma relação de amizade e cooperação com os Estados Unidos.
A vitória de um candidato de esquerda assustou a classe empresarial, mas Obrador fez questão de tranquilizar principalmente os empresários. Na primeira fala pública após a vitória, destacou que o governo vai representar todas as pessoas.
*Informações da repórter Marcella Lourenzetto
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.