Vendas do varejo batem recorde e registram maior alta no mês de janeiro em 23 anos

Alta de 3,8% é o melhor resultado do setor desde o início da série histórica do IBGE no ano 2000

  • Por Jovem Pan
  • 13/04/2023 07h55
Tânia Rêgo/Agência Brasil Indicador do Banco Central mostra avanço da atividade econômica no primeiro bimestre, apesar de piora da pandemia do novo coronavírus Vendas dispararam no varejo em novembro de 2023

Em janeiro deste ano, as vendas do comércio varejista cresceram 3,8%, recorde para o mês em toda a série histórica do IBGE, ou seja, o melhor resultado desde o ano 2000. Na comparação com janeiro do ano passado, a alta foi de 2,6%. A expansão das vendas foi praticamente generalizada, mas veio na esteira de resultados negativos do último trimestre de 2022, especialmente nos meses de novembro e dezembro. No caso, a Black Friday e o Natal não atingiram os objetivos do setor varejista. A perda acumulada nas vendas entre novembro e dezembro de 2022 foi de 3,5%. Os destaques do setor varejista foram os segmentos de Vestiário e Calçados, que vinha de quatro quedas sucessivas, e o de super e hipermercados, que se beneficiou por questões da conjuntura econômica relacionadas ao dólar mais baixo, redução da inflação, estabilidade do emprego e aumento do poder de compra. Em entrevista à Jovem Pan News, o gerente da pesquisa mensal de comércio do IBGE, Cristiano Santos, explicou o resultado.

“O resultado é o primeiro de alta efetiva desde setembro de 2022, quando foi de 1,1% de crescimento. É o maior desde julho de 2022, quando registrou 3,9% de crescimento. Em termos setoriais, sete das oito atividades pesquisadas pelo IBGE para o comércio varejista tiveram alta”, declarou.

*Com informações do repórter Rodrigo Viga

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.