"Agora minhas tiras são mais poéticas", afirma cartunista Laerte

  • Por Jovem Pan
  • 23/09/2014 11h47
Divulgação

Com a inauguração da mostra Ocupação Larte em São Paulo, o visitante pode conferir centenas de trabalhos em um labirinto com cartuns, desenhos, quadrinhos, ilustrações e curtas-metragens. A artista conta que ficou surpresa com o trabalho de organização do filho, que montou a exposição. “Ele botou em ordem o caos em que se encontravam as minhas coisas. Ele viu tudo, catalogou e organizou uma mostra muito bem feita”, descreveu.

Com os colegas Angeli e Glauco produziu a série Los Tres Amigos, que também está na mostra. “Tem um pouco de tudo desses 40 anos de trabalho”, diz. A cartunista contou que gosta de todos os personagens de forma igual, mas que costuma se envolver mais com o trabalho do momento. Ultimamente, ela não tem criado personagens: “Nos últimos dez anos, deixei de lado esse modo de trabalhar. Elas não têm personagens mais, são tiras poéticas, independentes e autônimas”, define.

Nos últimos dias antes das eleições, Laerte tem discutido com frequência alguns assuntos que considera importantes para o país. “Estou trocando ideias com todo mundo, não só sobre minha área de militância específica, que são os direitos da população LGBT, mas também sobre o bom andamento da questão social no Brasil”, destaca ela. Confira no áudio a entrevista completa.

Serviço:
Ocupação Laerte 
Data: de 20/9 até 02/11
De terça-feira a sexta-feira, das 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h
Entrada franca
Classificação indicativa: 14 anos
Instituto Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149
Bela Vista – Centro
São Paulo

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.