Suplementos alimentares: benefícios, usos e precauções
Vitaminas, minerais, proteínas, aminoácidos ou fibras que podem estar faltando ou não serem consumidos em quantidades suficientes na dieta de uma pessoa podem ser repostos pelos suplementos
Os suplementos alimentares são preparações destinadas a fornecer nutrientes, como por exemplo, vitaminas, minerais, proteínas, aminoácidos ou fibras que podem estar faltando ou não serem consumidos em quantidades suficientes na dieta de uma pessoa em determinado contexto ou situação. Como benefícios, os suplementos trazem esse aprimoramento do consumo desses nutrientes necessários, sejam vitaminas, minerais, aminoácidos, dentro de uma dieta que, por qualquer razão, não consegue suprir essas necessidades. Lembrando que, mesmo numa dieta bem equilibrada, hoje infelizmente temos vários fatores que prejudicam, não só o solo cultivável, na questão de riqueza de nutrientes, afetado por agrotóxicos ou poluição entre outros fatores externos, que podem alterar a composição de frutas, verduras, legumes, além de fatores individuais, como nossa toxicidade, o nosso intestino em desequilíbrio, que compõem “contratempos” na correta absorção dos nutrientes por parte de nosso organismo.
Dessa forma, mesmo numa dieta bem elaborada, pode ser necessário a adoção de suplementos. Além dos benefícios, os suplementos alimentares podem apresentar riscos e efeitos colaterais, quando utilizados sem a devida orientação. Muitas vezes o excesso de alguma vitamina, por exemplo, pode depletar outra, ou causar sobrecargas no organismo. O equilíbrio é fundamental e tomar suplementos por conta própria muitas vezes pode trazer riscos à saúde, especialmente para quem tem uma doença prévia ou alguma que não saiba. Em resumo, a suplementação ideal, sem riscos, é aquela desenvolvida e indicada de forma personalizada, com o acompanhamento de um(a) profissional da área da saúde.
*Por Fernanda Scheer – CRN 24045
Nutricionista
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.