Governo fretará voo para buscar delegação brasileira paralímpica no Equador
A delegação brasileira paralímpica recebeu neste domingo (29) a notícia pela qual esperava há 15 dias. A embaixada brasileira no Equador informou que os nove atletas e o treinador voltarão para o Brasil na próxima terça-feira. “Ainda estou sem acreditar, mas confirmaram hoje pela manhã”, comemorou a atleta Cecília Araújo, campeã mundial de natação.
De acordo com comunicado da embaixada, um voo da Gol será fretado para trazer de volta o time e outros brasileiros que estão em situação semelhante no Equador. “Após exaustivas gestões do governo federal, foi possível fretar uma aeronave da Gol para a repatriação dos 160 nacionais e estrangeiros residentes no Brasil, que procuraram a Embaixada por estarem retidos em território equatoriano devido às medidas de segurança adotadas em face da pandemia do novo coronavírus.”
O técnico Antônio Luiz Duarte Cândido comentou à reportagem o sentimento de poder voltar para casa. “Ao sabermos da data sentimos um alívio e nos prepararemos para o regresso, obedecendo as normas estabelecidas pela equipe médica”, disse. “Estamos bem dentro do possível. E que todos os brasileiros que estão na mesma situação que nós, possam regressar ao País para cumprir a quarentena em suas casas, com o conforto do lar”, complementou.
A delegação faz parte da equipe de Indaiatuba de natação. Eles desembarcaram em Cuenca no início do mês para iniciar treinamento específico na altitude de 2,5 mil metros. A intenção era melhorar o preparo físico do time de olho na seletiva que começaria na última quinta-feira. No dia 13, a competição foi cancelada por causa da pandemia do novo coronavírus. No dia seguinte, o Equador fechou o aeroporto nacional. Desde então, os atletas tentam retornar ao Brasil.
O treinador procurou o Comitê Paralímpico Brasileiro e a embaixada do Brasil no Equador. No último sábado, a delegação conseguiu deixar Cuenca de ônibus e foi para um hotel em Quito. Na terça-feira, o governo brasileiro autorizou que um avião da Força Aérea Brasileira fizesse o resgate, mas ainda sem precisar uma data de retorno. Neste domingo, a embaixada comunicou que a volta ao País será por meio de um voo fretado da gol.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Eliseu Caetano
Ex-candidata à Presidência do Equador, Luisa González é presa por suspeita de lavagem de dinheiro
Aliada de Rafael Correa também é investigada em outro processo sobre suposto financiamento de campanha com dinheiro ilícito vindo da Venezuela
- Fabi Alvim, Alison ‘Mamute’ e Ary Graça entram para o Hall da Fama do vôlei Estadão Conteúdo · há 5 dias
- Luisa Stefani e Gabriela Dabrowski conquistam título em Pequim Estadão Conteúdo · há 2 semanas
- Max Verstappen vence GP de Singapura de F1 pela primeira vez AFP · há 2 semanas
- Hamilton é advertido por pilotar em velocidade ‘menor’ e se envolver em incidente com Bortoleto Estadão Conteúdo · há 3 semanas