Primavera atrapalha combate ao coronavírus no Reino Unido e Johnson endurece o discurso
O tempo bonito trazido pela primavera acabou se tornando um vilão deste final de semana no combate ao coronavírus. Parte considerável dos britânicos, depois de alguns meses consecutivos de tempo fechado e chuva, não aguentaram a tentação e foram à rua.
Parques, mercados de rua e pontos turísticos ficaram movimentados neste domingo (22) — o que é uma tragédia para o combate da epidemia da covid-19. Os casos seguem crescendo de forma assustadora, mas isso não inibiu muita gente.
Tanto que o primeiro-ministro Boris Johnson elevou o tom e indicou que deve endurecer as regras de circulação de pessoas. No Reino Unido o isolamento ainda não é obrigatório — e por isso muitos estão desrespeitando as orientações.
Isso mesmo com o comércio praticamente todo fechado e as notícias constantes de que o sistema de saúde está perto do colapso.
Grandes redes como McDonald’s, Costa Café e Nandos vão fechar as portas em todo o país a partir desta segunda-feira (23). Nem mesmo os serviços de lanches para viagem vão permanecer abertos.
Os últimos números do governo britânico indicam quase 5.700 casos confirmados — com 281 mortes no país.
Europa
Os números dos outros países europeus também continuam crescendo de forma drástica, apesar dos confinamentos obrigatórios. Itália e Espanha já aumentaram os prazos que as pessoas devem ficar em casa para pelo menos um mês e mesmo assim vai ficando claro que o esforço coletivo vai ter que durar mais.
A recessão econômica é dada como certa e o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, elevou o tom com a União Europeia. O líder de Madrid pediu um Plano Marshall do continente para tentar salvar empregos e evitar uma quebradeira geral.
A Espanha também cobra ação articulada da União Europeia com um seguro desemprego continental e outras ações de investimento, mas o bloco está dividido no momento.
França, Itália e Espanha pedem que o bloco abra os cofres para socorrer seus integrantes. Holanda e Alemanha mantém postura mais ortodoxa e puxam o freio nos planos de gasto neste momento de crise.
Assuntos
continue lendo
Notícias
Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF
É casada há quase 20 anos com o ex-atleta de vôlei de praia e campeão olímpico Emanuel Rego e tem um filho
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 2 semanas
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 2 semanas
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 2 semanas
- Dentista do SUS e militante de esquerda: Quem é Samara Martins (UP), candidata à Presidência Lucas Peçanha · há 2 semanas