Sob suspeita internacional, Maduro assume seu 3º mandato na Venezuela
Sob críticas e suspeitas internacionais, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, toma posse, nesta quinta-feira (10), do seu terceiro mandato. O novo ciclo irá até 2025. Ele conta com o respaldo das Forças Armadas e da Suprema Corte. Porém, sofre resistência interna da Assembleia Nacional que é comandada pela oposição.
O Brasil, que integra o Grupo de Lima (formado por Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Guiana, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru e Santa Lucia e México), considera a reeleição de Maduro ilegítima.
Para o grupo, com exceção do México, o poder deveria ser transmitido para o Parlamento venezuelano que, por sua vez, promoveria novas eleições. O processo eleitoral que levou à reeleição de Maduro contou com quase 70% de abstenção.
A crise na Venezuela se agravou nos últimos anos, provocando uma forte imigração, fome e desemprego na região. Para o público interno, Maduro afirmou que apresentará um conjunto de ações econômicas para frear a hiperinflação que atinge o país.
“Vou apresentar o Plano da Pátria diante da Assembleia Nacional Constituinte para o próximo período de seis anos. Vou fazer uma avaliação e apresentar um conjunto de medidas”, afirmou Maduro, acrescentando que sua meta é a estabilidade econômica para o período de 2019-2025.
Esta semana o Peru informou que proibirá a entrada do presidente da Venezuela e integrantes do governo, assim como suas famílias, no território peruano.
*Com Agência Brasil.
Assuntos
continue lendo
Eliseu Caetano
EUA apresentam acusação contra Maduro e Cilia Flores por tortura de cidadãos americanos
Atualização da denúncia foi apresentada à Justiça Federal de Manhattan, em Nova York, e amplia as acusações que já pesavam contra o casal
- Trump sanciona Tribunal Penal Internacional após Nobel da Paz ser concedido a jurista AFP · há 36 minutos
- EUA transmitirão ao vivo fuzilamento de ex-militar condenado à morte AFP · há 5 horas
- Israel critica Nobel da Paz a Navi Pillay e acusa comitê de legitimar ódio contra o país Jovem Pan · há 5 horas
- Nobel da Paz 2026 é concedido à jurista sul-africana Navi Pillay Jovem Pan · há 8 horas