Festival de Cannes: Filme coproduzido no Brasil vence prêmio em segunda disputa mais importante
Um filme coproduzido no Brasil venceu a segunda disputa mais importante do Festival de Cannes nesta sexta (23). A atriz Cleo Diára foi a grande vencedora do prêmio de Melhor Atriz por “O Riso e a Faca” na seção Um Certo Olhar. Dirigido pelo português Pedro Pinho, o longa é uma coprodução do país com Portugal, França e Romênia. O Riso e a Faca acompanha Sérgio, um engenheiro ambiental português que viaja para a Guiné-Bissau para elaborar um relatório de impacto ambiental na construção de estradas. Lá, conhece os moradores locais Diara e Guillermhe e passa a compreender mais a importância de seu trabalho.
O “O Olhar Misterioso do Flamingo”, do chileno Diego Céspedes, foi o principal vencedor do Um Certo Olhar. Já “Um Poeta”, do colombiano Simón Mesa Soto, venceu o Prêmio do Júri. Veja a lista completa mais abaixo.
O festival optou por manter a cerimônia de encerramento neste sábado (24), apesar dos apagões que atingem o sudeste da França. No dia, o evento entrega seu principal prêmio, a Palma de Ouro, que tem O Agente Secreto, filme de Kleber Mendonça Filho com Wagner Moura, na disputa.
[cta-selector name=”model4″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_JPEntretenimento.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan Entretenimento e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://whatsapp.com/channel/0029VaeCbOCDjiOZ3gtYeh3R” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Veja a lista de vencedores da seção Um Certo Olhar
– Prêmio Um Certo Olhar: O Olhar Misterioso do Flamingo, de Diego Céspedes
– Prêmio do Júri: Um Poeta, de Simón Mesa Soto
– Melhor Direção: Tarzan Nasser e Arab Nasser, por Once Upon a Time in Gaza
– Melhor Ator: Frank Dillane, por Urchin
– Melhor Atriz: Cleo Diára, por O Riso e a Faca
– Melhor Roteiro: Pillion, de Harry Lighton.
[jp-related-posts ids=”1974611,1974427″]
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Nátaly Tenório