Dólar sobe mais de 3% em meio a tensões comerciais entre EUA e China
O dólar teve uma alta significativa de 3,27% nesta sexta-feira (4), alcançando a cotação de R$ 5,813. Essa valorização da moeda americana é uma reação às novas tarifas de 34% que a China anunciou sobre produtos importados dos Estados Unidos. Essa medida é uma retaliação às políticas tarifárias implementadas pelo presidente Donald Trump, que têm gerado tensões comerciais entre as duas potências. As novas tarifas chinesas entrarão em vigor no dia 10 de abril e foram classificadas pelo governo da China como uma “ação de intimidação unilateral”. Em resposta, Trump reafirmou que suas políticas comerciais não sofrerão alterações e criticou a decisão da China, afirmando que o país cometeu um “grave erro” ao retaliar.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
O impacto dessas tensões comerciais já é visível nos mercados financeiros. A Bolsa de Valores brasileira registrou uma queda de 3,06%, atingindo 127.117 pontos, o menor nível em três semanas. No cenário internacional, os índices também sofreram perdas significativas, com o S&P 500 caindo 3,23%, o Nasdaq Composite 4,18% e o Dow Jones 3,43%. Na Europa, o índice Stoxx 600 despencou 5,01%. As tarifas médias sobre as importações para os EUA agora estão em 22,5%, o que representa a maior taxa em mais de um século, aumentando as preocupações sobre uma possível recessão mundial.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias
[jp-related-posts ids=”1892128,1892083,1891936″]
Assuntos
continue lendo
Eliseu Caetano
Lula diz que vai à ONU para pedir que Trump não interfira nas eleições brasileiras
Presidente afirmou que pretende conversar com o líder americano durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York; encontro bilateral ainda não está previsto
- BC reduz taxa de juros a 13,75% ao ano Júlia Mano · há 15 horas
- Fecomércio vê impacto relevante no comércio com fim da escala 6×1 Jovem Pan · há 2 semanas
- Balança comercial brasileira registra superávit de US$ 7,4 bilhões em agosto Agência Brasil · há 2 semanas
- PIB brasileiro tem 5º maior crescimento do mundo no 2º trimestre; leia ranking Agência Brasil · há 2 semanas