JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Jornal da Manhã | 07h00 - 10h00
TV e Cinema

Cacá Diegues, diretor de ‘Bye bye Brasil’ e ‘Deus é brasileiro’, morre aos 84 anos

Cineasta sofreu complicações de uma cirurgia na próstata; velório será realizado na sede ABL neste sábado (15), a partir das 9h

ia samy

Cacá Diegues
Cacá Diegues Marcos Arcoverde/Estadão Conteúdo

O cineasta Cacá Diegues faleceu nesta sexta-feira (14) aos 84 anos, no Rio de Janeiro. Ele foi um dos principais nomes do Cinema Novo, um movimento que teve início em Cannes, em 1964. Juntamente com outros cineastas renomados, como Glauber Rocha e Leon Hirszman, Diegues desempenhou um papel fundamental na transformação do cinema brasileiro.

O Cinema Novo se destacou por sua abordagem inovadora e crítica em relação à produção cinematográfica. O movimento se opôs à imitação das obras de Hollywood, buscando, em vez disso, retratar a realidade brasileira. As obras desse período abordavam questões sociais relevantes, como a pobreza, a desigualdade e a violência que permeavam a sociedade.

[cta-selector name=”model4″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_JPEntretenimento.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan Entretenimento e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://whatsapp.com/channel/0029VaeCbOCDjiOZ3gtYeh3R” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

As inspirações para o trabalho de Diegues e seus contemporâneos eram diversas, incluindo a realidade do Nordeste, os desafios enfrentados nas áreas urbanas e a cultura de massas. Essa busca por uma representação autêntica do Brasil fez com que o Cinema Novo se tornasse um marco na história do cinema nacional.

O cineasta sofreu complicações de uma cirurgia na próstata. O velório será realizado na sede ABL neste sábado (15), a partir das 9h. Na sequência, ele será cremado em cerimônia privada no Crematório do Caju.

[jp-related-posts ids=”1852139,1851906″]

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Luisa dos Santos