Rafael Macedo perde bronze por decisão polêmica e judô termina dia sem medalha nas Olimpíadas
[cta-selector name=”model3″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_sports.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029Va9wMgZD8SE3UbBwem2u” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Ao fim da luta, o técnico da seleção brasileira masculina, Kiko Pereira, questionou a determinação do juiz. O atleta brasileiro, porém, optou por não discutir o resultado do combate. “Segunda vez que tenho a oportunidade de disputar uma Olimpíada, um sonho estar aqui. Foi um dia muito bom, poderia ter terminado com medalha, mas infelizmente acabou não acontecendo. Faz parte. A decisão foi essa e eu acredito que é a correta”, comentou o judoca.
A punição repentina causou a indignação do público, que assistia ao atleta brasileiro em vantagem na luta. O shido teria supostamente sido dado por conta de um tipo de pegada que é proibida no judô: quando um atleta coloca os dedos por dentro da manga do judogui do adversário. Mas isso não foi indicado pelo árbitro, que deve sinalizar com as mãos o motivo de cada advertência.
Conformado, Rafael Macedo ainda ressaltou o bom ciclo de preparação para garantir que continuará em busca da tão sonhada medalha. “Tem a superação do dia a dia, treinamento, e as experiências positivas e negativas em competições, fazem parte do crescimento. Foi um dia muito bom, tirando o final agora. É motivação para continuar”, ressaltou.