PMI de serviços cai para 50,5 em dezembro
Dados divulgados pela agência de preços S&P Global nesta quinta-feira, 4, mostram que o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigal em inglês) de serviços do Brasil saiu de 51,2 em novembro para 50,5 em dezembro. Já o PMI composto, que engloba os setores industrial e de serviços, registrou queda de 50,7 pontos em novembro ante a 50,0 pontos em dezembro. A S&P Global aponta que essa redução se deve ao crescimento menos intenso na economia de serviços e a um declínio mais rápido na produção industrial.
“Os provedores de serviços mantiveram o poder da precificação, aumentando seus preços em maior escala, apesar da inflação de custos ter recuado. Considerando o ambiente de demanda frágil, as vendas de serviços, e com isso a atividade, podem ser impactadas de forma negativa no curto prazo”, diz trecho do relatório divulgado pela agência.
A pesquisa da S&P também mostrou que a confiança em relação ao futuro melhorou, impulsionada pelo otimismo em relação às condições econômicas, estabilidade de preços e tendências de demanda positivas. No entanto, os fabricantes têm enfrentado pressões sobre os custos, mas têm relutado em aumentar os preços cobrados na prestação de serviços, buscando manter a competitividade e garantir novos pedidos.
[jp-related-posts ids=”1517037,1517004″]
continue lendo
Macroeconomia
CNC aciona STF para adiar fim da escala 6×1
A emenda constitucional promulgada em outubro reduz a carga horária de 44 para 40 horas semanais sem corte de salário
- Cotado para Fazenda, Fonteles reduziu dívida no Piauí, mas teve déficit em metade dos anos Estadão Conteúdo · há 4 dias
- BC decreta liquidação extrajudicial da Credipaiva por grave violação de normas Estadão Conteúdo · há 3 semanas
- Presidente da Faesp critica aprovação do fim da escala 6×1 e fala em riscos ao agronegócio Jovem Pan · há 3 semanas
- BC reduz taxa de juros a 13,75% ao ano Júlia Mano · há 2 meses