JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Jornal da Manhã – 2ª Edição | 07h00 - 10h00
Thiago Uberreich

Em 1970, o ‘Repórter Esso’ trazia informações sobre a Copa, diretamente do México

Direto da concentração do Brasil, os repórteres faziam entrevistas com os jogadores e o técnico Zagallo

Thiago Uberreich

f
Captura de tela 2026-01-27 103425 Reprodução

No “Memória da Pan”, já destaquei inúmeras vezes a Copa de 1970, a primeira transmitida ao vivo, via satélite, para o planeta. Além das partidas, as emissoras brasileiras traziam notícias da seleção que, naquele ano, conquistou o tricampeonato mundial. A TV Tupi contava com o tradicional jornal “Repórter Esso”, “testemunha ocular da história”. Diretamente do México, os telespectadores acompanhavam as informações sobre a equipe nacional, comandada por Zagallo. 

Algumas entrevistas feitas por Walter Abrahão (narrador) e Rui Porto (comentarista), na concentração brasileira, em Guadalajara, sobreviveram ao tempo. Nesta semana, apareceu mais uma raridade: a edição do “Repórter Esso” exibida no sábado, 6 de junho de 1970, véspera do duelo contra a Inglaterra, pela segunda rodada da primeira fase. Dos estúdios no Brasil, o apresentador Gontijo Teodoro chamava as reportagens e as conversas iam além do futebol: 

Rui Porto: “Eu perguntei para o Pelé se ele acha que o próximo filho dele será homem, e ele disse que não acredita”.

Pelé: “Eu não acredito porque lá daquele lado só dá mulher. As minhas cunhadas, os parentes lá só têm quase meninas”.

Rui Porto: “Já tem nome Pelé?”.

Pelé: “Não tem nome ainda certo, mas logo que a gente chegar lá, vão faltar dois meses para o nascimento da criança e aí vamos entrar em acordo, vamos ver se acertamos o nome”.

A então esposa de Pelé, Rose, estava grávida do segundo filho do casal. Em agosto, dois meses depois da decisão da Copa, nasceu Edson Cholbi Nascimento, o Edinho, ex-goleiro do Santos. Rose e Pelé já tinham Kelly Cristina do Nascimento.

Assista agora, a íntegra do “Repórter Esso”, uma raridade para quem gosta da história da TV: