PL entra com ações no TSE contra PT por ataques realizados contra Bolsonaro
O Partido Liberal (PL) protocolou sete ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A sigla argumenta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realiza propaganda antecipada e discurso de ódio após o atual mandatário ser acusado de ser fascista, genocida, negacionista e desumano. A legenda quer que sejam pagas multas e que os trechos em que as acusações são feitas sejam excluídos. De acordo com a defesa, forma proferidas “gravíssimas defesas à honra e a imagem do presidente Bolsonaro em um verdadeiro discurso de ódio que reforça a gravidade dos fatos”. De acordo com o advogado Tarcísio Vieira de Carvalho, Lula fez pedidos de votos de uma maneira “dissimulada” e promessas de campanha. No dia 20 de julho, Lula afirmou que voltou a ser candidato à presidência para consertar o país e para melhorar a vida do povo brasileiro.
A defesa cita, também, infrações eleitorais como a promoção e a propaganda antecipada positiva em favor de Lula e, ao mesmo tempo, uma propaganda negativa em detrimento do presidente Bolsonaro. Os representantes do PL sustentam que o quadro é gravíssimo, já que foram proferidas ofensas que atentam contra a esfera jurídica de proteção aos direitos humanos do ofendido, discurso de ódio e o legitimo debate político eleitoral. Discursos de Lula realizados no Nordeste e no Distrito Federal foram protocolados na ação. O PT já entrou com ações contra Bolsonaro e, agora, é a vez do Partido Liberal entrar com ações contra Lula por propaganda antecipada nas eleições de 2022. Lembrando que a propaganda oficial começa no dia 16 de agosto.
*Com informações do repórter Marcelo Mattos
[jp-related-posts ids=”1296883,1296832″]
Assuntos
continue lendo
Política
Com Lula, Alcolumbre e Fachin, Luis Felipe Salomão assume presidência do STJ
Ex-promotor de Justiça comandará a Corte no biênio 2026-2028; Mauro Campbell Marques será empossado como vice
- Da autocobrança ao esgotamento: como a busca pelo alto desempenho afeta o corpo e a mente Ana Carolina Oliveira · há 1 dia
- A sua marca não é mais sua Gustavo Hansel · há 6 dias
- Tarcísio diz que áudios de Flávio a Vorcaro não impactam relação com senador Jovem Pan · há 7 dias
- PF divulga parecer sobre acidente Voepass e indicia 16 pessoas Fernando Keller* · há 2 semanas