Putin só aceita conversar com Zelensky se todas as exigências da Rússia forem aceitas, diz Kremlin
O presidente russo, Vladimir Putin, realizou nesta sexta-feira, 4, uma conversa com o chanceler alemão Olaf Scholz. Durante o diálogo, Putin informou que só aceita conversar com Volodymyr Zelensky se todas as exigências da Rússia forem aceitas. “A Rússia está aberta ao diálogo com o lado ucraniano, bem como com todos aqueles que querem a paz na Ucrânia. Mas com a condição de que todas as exigências russas sejam atendidas”, disse o Kremlin em um relatório sobre a ligação, que ocorreu por iniciativa da Alemanha. Na quinta-feira, 3, durante uma entrevista coletiva, Zelensky, havia dito que ‘precisava conversar com Putin’, pois esse seria o único meio de frear a guerra. Na ocasião, ele também disse estar aberto a abordar todos os problemas.
Putin também falou sobre o bombardeio em Kiev e outras cidades ucranianas. Ele classificou como acusações falsas e disse que “as informações sobre o suposto bombardeio de Kiev e de outras grandes cidades são falsidades grosseiras e propagandísticas”, informou o Kremlin em um comunicado. Rússia e Ucrânia já realizaram duas rodadas de negociações. Na primeira, nenhum acordo foi firmado, já na segunda, que aconteceu na quinta, os lados acordaram em realizar corredores humanitários para retirar os civis em segurança. Um terceiro encontro ficou marcado, entretanto, ainda não se tem uma data para acontecer. Segundo o assessor de presidência da Ucrânia, Mikhailo Podolyak, a terceira rodada pode acontecer durante o fim de semana, porém, não deu certeza.
Assuntos
continue lendo
Mundo
Putin e Trump têm conversa “extremamente franca” sobre Ucrânia, diz Kremlin
Mais cedo, o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, afirmou que negociadores de Ucrânia, Rússia e Estados Unidos poderiam se reunir este mês para tentar encontrar uma saída diplomática
- Acidente com ônibus com turistas holandeses deixa mortos e 40 feridos na Suíça Estadão Conteúdo · há 7 horas
- 11 de Setembro: imagens dos ataques permanecem na memória 25 anos depois Agência Brasil · há 7 horas
- O que se sabe sobre a promessa de Trump de pagar R$ 25 mil a cidadãos dos EUA AFP · há 21 horas
- Canadá anuncia ajuda de 350 mil dólares canadenses à Ucrânia em visita de Zelensky AFP · há 21 horas