Que o melhor domicílio para Lula é a cadeia, qualquer brasileiro pode enxergar

  • Por Felipe Moura Brasil/Jovem Pan
  • 22/06/2018 07h57
Reprodução/PTLula está preso pelo caso do triplex. Lula terá de ser preso pelo caso do sítio. Que o melhor domicílio para Lula é a cadeia, qualquer brasileiro simples pode enxergar

A defesa de Lula apresentou ao STF um pedido alternativo caso a Segunda Turma não insulte os brasileiros durante a Copa do Mundo da Rússia, derrubando a prisão do corrupto e lavador de dinheiro no dia 26, véspera da última partida da seleção na primeira fase, contra a Sérvia.

Os advogados requerem prisão domiciliar ou outras medidas em substituição à prisão determinada em segunda instância.

O requerimento inicial da defesa de Lula – tentando suspender tanto a prisão quanto a inelegibilidade do criminoso – enfrenta resistências no Supremo.

Mas, como a íntegra do novo pedido não foi divulgada, eu fiquei com uma dúvida: em qual domicílio Lula cumpriria a prisão domiciliar?

Não me lembro qual é o imóvel de Lula que não lhe foi entregue e reformado como pagamento de propina em troca de contratos públicos na Petrobras.

O que jamais esquecerei, no entanto, é o depoimento de dois brasileiros simples como aqueles que os petistas juram defender: José Afonso Pinheiro, ex-zelador do edifício Solaris no Guarujá; e Élcio Pereira Vieira, o Maradona, caseiro do sítio de Atibaia.

Os dois simplesmente contaram o que viram.

Em audiência a Sergio Moro em 2016, o zelador confirmou que Lula era o dono do triplex e deu detalhes da vistoria feita por Marisa Letícia no imóvel.

Quando Cristiano Zanin quis explorar a candidatura de José Afonso Pinheiro a vereador, o zelador respondeu que o advogado de Lula não sabia o que é estar desempregado por ter sido envolvido numa situação pela qual não tinha culpa nenhuma.

“Vocês são um bando de lixo!”, desabafou ele.

Agora, o caseiro Maradona também depôs a Moro e disse que Lula e o então presidente da OAS Léo Pinheiro conversaram no sítio de Atibaia em 2014, antes das reformas na cozinha e no lago. Paulo Gordilho, ex-arquiteto da empreiteira, também participou da conversa e decidiu com Marisa Letícia como seria feita a reforma na cozinha.

A esposa de Lula vistoriava o triplex e comandava as obras no sítio, porque o triplex e o sítio eram de Lula, claro. O presidente de uma das maiores empreiteiras do país se dava ao trabalho de ir até Atibaia conversar com Lula e de ir com Lula até o triplex, onde ambos foram fotografados juntos, porque o sítio e o triplex eram de Lula, claro.

Lula está preso pelo caso do triplex. Lula terá de ser preso pelo caso do sítio. Que o melhor domicílio para Lula é a cadeia, qualquer brasileiro simples pode enxergar.