Ação mais antiga do país: STJ decide que Palácio da Guanabara é da União
A ação judicial que é considerada a mais antiga em tramitação no Brasil foi julgada nesta quinta-feira (6) pela 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O processo discute a posse do Palácio da Guanabara, sede do governo do Rio de Janeiro. Por unanimidade, os ministros decidiram que o imóvel é da União, não devendo ser paga nenhuma indenização à antiga família imperial.
Há 123 anos em tramitação, os dois recursos dos Orleans e Bragança argumentam que a família não foi indenizada após o esbulho (retirada do bem de seu legítimo possuidor) do palácio com a proclamação da República, como estaria previsto no ordenamento jurídico do final do século 19. Os advogados sustentam que o imóvel foi adquirido como dote após o casamento da princesa Isabel, filha de Dom Pedro II, com Gastão de Orleans, o Conde D´Eu, motivo pelo qual pertenceria à família.
O estado do Rio de Janeiro e a União, por outro lado, defendem que o palácio sempre pertenceu ao estado, tendo sido apenas concedido como habitação ao casal, que nele morou por 26 anos. Após a proclamação da República, tal privilégio teria cessado, bem como qualquer outra prerrogativa da família imperial.
Os argumentos foram acolhidos pelo relator, ministro Antônio Carlos Ferreira, que afirmou que a princesa e o conde tinham a posse “tão somente para fins de direito de habitação, não tendo domínio sobre o imóvel”. O ministro acrescentou que “a propriedade sempre foi do estado”. Acompanharam o relator os ministros Raul Araújo, Marco Buzzi e Isabel Galotti. O ministro Luís Felipe Salomão não participou do julgamento. Ainda cabe recurso.
*Com informações da Agência Brasil
Assuntos
continue lendo
Brasil
Copacabana Palace ganha nova ala de luxo com 68 suítes e diárias que passam de R$ 30 mil
Hotel está reformando um antigo prédio anexo de 11 andares para funcionar como uma nova ala com 68 suítes luxuosas, todas com varandas privativas e vista para a praia e o Cristo Redentor
- Turista de 39 anos morre após ser atingida por raio em praia de Santa Catarina Estadão Conteúdo · há 2 horas
- Tempestades deixam ao menos dois mortos no RS; alerta para chuva e granizo vai até terça-feira Estadão Conteúdo · há 4 horas
- Audiência de conciliação entre Discord e Justiça Federal é marcada para dia 2 de setembro Estadão Conteúdo · há 5 horas
- Brasil aparece no Top 5 dos melhores países para estrangeiros morarem; leia lista Jovem Pan · há 6 horas