Anvisa aprova proposta que simplifica importação de produtos à base de canabidiol
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (22) regras mais simples para importação de produtos medicinais à base de canabidiol, substância derivada da planta da maconha.
O objetivo da agência é reduzir o tempo médio de análise dos processos de liberação das importações apresentados por pacientes — hoje de 75 dias.
A simplificação foi aprovada por unanimidade em reunião extraordinária da diretoria colegiada da agência. Entre as principais mudanças está a redução de documentos necessários para solicitar a importação.
Até então, eram exigidos quatro: formulário, termo de consentimento, laudo médico e a prescrição. Agora, bastará a prescrição.
Também foi ampliado de um para dois anos o prazo de validade da autorização dada pelo órgão para a importação dos produtos. Além disso, foi removida a exigência de o paciente informar previamente, no momento do cadastro do pedido, a quantidade do produto que será importado.
[jp-podcast id=”867764″]
“Como relatado, as ações já implementadas não foram suficientes para agilizar as importações. Como conseguinte, os prazos beiram os 75 dias. Prazos elevados prejudicam acesso a terapias prescritas, o que pode causar danos irreparáveis à saúde dos pacientes”, frisou o diretor-presidente substituto da Anvisa, Antonio Barra Torres, em relatório.
No começo de dezembro de 2019 o órgão liberou a venda em farmácias de produtos à base de cannabis para uso medicinal no Brasil. A regulamentação foi aprovada por unanimidade e é temporária, com validade de três anos.
Na mesma reunião da diretoria colegiada do órgão foi rejeitado o cultivo de maconha para fins medicinais no Brasil. Com a decisão, fabricantes que desejarem entrar no mercado precisarão importar o extrato da planta.
*Com informações do Estadão Conteúdo
continue lendo
Brasil
Empresas afetadas por tarifaço dos EUA ou pela guerra já podem pedir empréstimo
Programa inclui setores considerados indispensáveis, como fertilizantes e minerais críticos
- PF prende grupo vinculado à máfia italiana e ao PCC que mandava cocaína para a Europa Estadão Conteúdo · há 5 horas
- Nunes cria grupo para analisar investigação sobre infiltração do PCC no transporte de SP Jovem Pan · há 9 horas
- Fim de MP amplia margem do consignado e reacende debate sobre superendividamento Misael Mainetti · há 23 horas
- Oito estados e DF registram recorde de chuvas para o mês de setembro Estadão Conteúdo · há 24 horas