Câmara dos Deputados lança serviço de checagem de notícias falsas pelo WhatsApp
A Câmara dos Deputados lançou nesta quarta-feira (25) um canal para checagem de notícias, o Comprove. Por meio do WhatsApp, o usuário poderá consultar a veracidade de informações relacionadas à atividade, à estrutura e à administração da Casa e aos deputados federais no desempenho de sua função regimental.
Além de enviar a resposta ao cidadão por WhatsApp, a Câmara também publicará as demandas de maior interesse na página do Comprove, no portal da instituição e nas redes sociais. Para isso, o usuário deverá enviar a notícia pelo aplicativo de mensagens para o número (61) 99660-2003.
Cada ocorrência levará os selos “É fato”, “É falso” ou “É impreciso”, com a respectiva explicação. Na página, haverá também dicas de como não se deixar enganar pelas notícias falsas que circulam nas redes sociais.
O atendimento será restrito a notícias, ou seja, matérias que apresentem características do gênero jornalístico. Os interessados deverão enviar links da internet, fotos, capturas de tela, vídeos ou áudios das informações a serem checadas. Não serão checados atos praticados pelos deputados em âmbito privado, em atividades nos estados de origem ou anteriores ao mandato, assim como conceitos amplos, opiniões e tendências.
O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h (horário de Brasília), exceto feriados. O canal é exclusivo para recebimento de mensagens via WhatsApp. Não serão atendidas ligações telefônicas. Para que a demanda seja atendida, alguns dados do usuário serão requeridos, como nome completo, cidade, estado e e-mail pessoal.
*Com Agência Câmara
Assuntos
continue lendo
Política
Comissão quer manter isenção para compras internacionais de até US$ 50
Reginaldo Lopes e Leila Barros discutem com governo e setor produtivo mecanismos para avaliar efeitos da medida sobre a indústria nacional
- Nunes sanciona lei que proíbe acorrentar cães e gatos em SP; entenda Estadão Conteúdo · há 14 horas
- Pets no trabalho: entenda como o modelo ‘pet friendly’ reduz o estresse e vira trunfo nas empresas Ana Carolina Oliveira · há 1 dia
- STJ mantém prisão do tenente-coronel da PM de SP acusado de matar esposa Estadão Conteúdo · há 1 dia
- OAB diz se ‘preocupar com os impactos’ das conversas entre Moraes e Vorcaro Jovem Pan · há 2 dias