CCJ do Senado aprova PEC paralela que contempla estados e municípios
Foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, na noite desta quarta-feira (4), de forma simbólica e por unanimidade, a sugestão do relator da reforma da Previdência, Tasso Jereissati (PSDB-CE), para a PEC paralela. Ela contempla, entre outros pontos, a inclusão de estados e municípios. O texto segue para o Plenário.
A PEC paralela é uma saída para não atrasar a promulgação do texto da reforma, aprovado também hoje na CCJ. Se a proposta sofresse qualquer tipo de alteração nessa etapa, teria de voltar para nova análise na Câmara.
A estratégia acelera o andamento da proposta em pelo menos 30 dias se comparado com uma tramitação normal, em que o texto começaria a ser discutido. A tentativa de governistas é fazer com que a PEC paralela seja votada nos mesmos prazos da reforma principal, cujas votações estão previstas para 24 de setembro (1º turno) e 10 de outubro (2º turno).
Após chegar ao plenário, tanto o texto principal quanto à PEC paralela poderão receber emendas. Essas emendas serão direcionadas novamente à CCJ para o relator se posicionar antes do primeiro e do segundo turno no plenário.
* Com informações do Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Brasil
Anvisa proíbe caneta emagrecedora vinda do Paraguai
A agência informou que o medicamento T36 não possui registro sanitário
- Justiça aceita denúncia contra 5 acusados de matar ciclista no Rio Agência Brasil · há 5 horas
- Acidente entre ônibus e carreta mata seis e deixa 43 feridos em Minas Gerais Jovem Pan · há 6 horas
- Polícia da Paraíba prende suposto serial killer envolvido em 16 assassinatos em 3 meses Estadão Conteúdo · há 17 horas
- Chuva dá trégua na cidade de SP, mas frio persiste; veja até quando Estadão Conteúdo · há 1 dia