Dias Toffoli abre inquérito para apurar ‘notícias fraudulentas’ que envolvem ministros do Supremo
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anunciou nesta quinta-feira (14) a abertura de um inquérito para apurar fake news que atingem a “honorabilidade e a segurança” da Corte e envolvem ministros e familiares.
Em portaria, Toffoli “resolve, como resolvido já está nos termos do artigo 43 do regimento interno, instaurar inquérito criminal para apuração de fatos e infrações correspondentes em toda a dimensão” nas informações falsas.
O presidente da Corte ainda afirmou que, para o inquérito, considerou “a existência de notícias fraudulentas, denunciações caluniosas, ameaças e infrações revestidas de ‘animus caluniandi, difamandi e injuriandi’, que atingem a honorabilidade e a segurança do Supremo Tribunal Federal, de seus membros e familiares.”
O ministro fez o anúncio durante a abertura de sessão desta quinta. Para conduzir o inquérito criminal, ele designou Alexandre de Moraes. “Aceito a designação e iniciarei imediatamente os trabalhos”, limitou-se a dizer o membro da Suprema Corte.
Liberdade
Antes de ler a portaria em plenário, Toffoli destacou que “não existe Estado Democrático de Direito e não existe democracia sem um judiciário independente e sem uma imprensa livre” e destacou que o STF tem atuado em da “liberdade de imprensa” em decisões.
“Não há democracia sem um judiciário independente e sem uma Suprema Corte como a nossa, que é a que mais produz no mundo, a que mais atua. Nós damos cabo desse dever julgando mais de 50 mil processos ao ano”, afirmou, como crítica a ataques.
Assuntos
continue lendo
Política
Mendonça manda PF investigar novos vazamentos sobre Lulinha após matéria de revista
Ministro do STF determinou que investigação já em andamento também apure a origem de informações sigilosas divulgadas em reportagens
- Advogado é preso após agredir filha de 6 anos dentro de elevador em SP Jovem Pan · há 1 hora
- Fim de semana em SP terá queda de temperatura; veja previsão Jovem Pan · há 1 hora
- Seguranças são presos por matarem ciclista no Rio após suspeitarem de furto Agência Brasil · há 3 horas
- Dentista pode ou não fazer harmonização facial? Entenda a nova decisão da Justiça Estadão Conteúdo · há 14 horas