Gleisi Hoffmann participa da posse de Maduro na Venezuela e recebe críticas na web: ‘Esquerda delirante’
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, viajou para a Venezuela para participar, nesta quinta-feira (10), da posse de Nicolás Maduro em seu segundo mandato como presidente. Nas redes sociais, os internautas fizeram uma série de críticas à postura do partido e o nome da senadora entrou para os trending topics, os tópicos mais comentados do Twitter.
“O desgosto que me dá com a Gleisi Hofman indo na posse do Maduro, pelamor. O que o PT precisa para admitir que a Venezuela não é uma democracia?”, questionou um internauta.
“Eu tô só lembrando do tanto de gente que me falou, durante a eleição, que não votaria no PT por causa das declarações e ações da Gleisi. Ela é o rosto dessa ‘esquerda’ delirante e estadista, tão certa de si que é incapaz de compreender o quanto está distante do povo”, completou outro.
“É incrível como o PT se mostra cada vez mais distante da realidade, de esquerda ou não, se alinhando a governos que instituições internacionais já apontaram violações de direitos humanos é injustificável”, afirmou mais um.
Maduro foi reeleito em maio do ano passado com quase 70% dos votos. A eleição, porém, foi boicotada pela oposição, teve alta abstenção e muitas denúncias de fraude. A posse do presidente aconteceu pela primeira vez no Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), diante do Judiciário e não do Parlamento, já que esse último teve as competências cassadas por autoridades chavistas logo após a oposição tomar a maioria da Assembleia Nacional nas eleições parlamentares de 2015.
Também participaram da cerimônia grupos de líderes de Bolívia, Cuba, El Salvador e Nicarágua.
“Apoio ao povo da Venezuela”
Também nas redes, Gleisi compartilhou um texto em que explicou os motivos pelos quais decidiu ir à Venezuela. De acordo com ela, a intenção foi “apoiar o povo do país” e ao mesmo tempo “rechaçar a posição agressiva do atual governo brasileiro contra eles”.
“É inaceitável que se vire as costas ou se tente tirar proveito político quando uma nação enfrenta dificuldades. Trata-se de um país que tem relações diplomáticas e comerciais importantes com o Brasil. Impor castigos ideológicos aos venezuelanos também resultará em graves problemas imigratórios, comerciais e financeiros para os brasileiros”, diz. “Reconhecemos o voto popular pelo qual Nicolás Maduro foi eleito, conforme regras constitucionais vigentes, enfrentando candidaturas legítimas da oposição democrática.”
Assuntos
continue lendo
Política
PT prepara pedido de direito de resposta após matéria sobre relação de Vorcaro com grupo de Lula
Partido pedirá espaço em revista que divulgou áudios em que banqueiro afirma ter pago R$ 30 milhões para aliados do presidente da República
- Moraes manda prender porteira condenada pelo 8 de Janeiro Jovem Pan · há 1 hora
- Falhas nas linhas 1-Azul e 5-Lilás do Metrô de SP provocam atrasos nesta sexta-feira Jovem Pan · há 6 horas
- Vorcaro encomendou ataque hacker durante prisão domiciliar para tentar apagar dados do celular Estadão Conteúdo · há 15 horas
- Influenciador investigado por fraude é preso acusado de ameaçar empresários e citar PCC Estadão Conteúdo · há 18 horas